O Projeto Caldas Aulete desenvolvido pela Lexikon traz duas grandes inovações: a recriação de um dos mais tradicionais e respeitados registros da língua portuguesa e a reinvenção do próprio conceito de dicionário.
Originalmente editado no fim do século XIX, o Caldas Aulete é até hoje um dos mais preciosos bancos de dados da língua portuguesa. A Lexikon Editora Digital está trabalhando para atualizar o conteúdo da obra, que teve sua última edição no Brasil na década de 80.
Atualizar o Caldas Aulete significa dar vida nova a uma obra reconhecida por especialistas como um dicionário fundamental, incorporando as mais recentes acepções e os mais modernos conceitos de funcionalidade e praticidade que uma obra de consulta deve ter. É, enfim, reinventar o dicionário.
Em 2004 começamos a mostrar os primeiros resultados desse trabalho, com o lançamento da versão míni do Dicionário Caldas Aulete, que logo foi considerado um dos melhores se não o melhor dos minidicionários da língua portuguesa, conforme o testemunho por escrito de seus usuários, dos especialistas em língua portuguesa e do Ministério da Educação que adquiriu centenas de milhares de exemplares para distribuir em salas de aula de ensino fundamental nas escolas públicas.
Mas a Lexikon Editora Digital, que sempre inovou no campo dos dicionários, quer mais. Quer mudar o conceito de dicionário.
O novo Caldas Aulete não nasceu para ser apenas um livro na estante. Foi criado para interagir com os usuários da língua, para compartilhar e democratizar o conhecimento. Nasceu para ser uma obra aberta, viva, mudando e crescendo junto com a língua, e com isso tornar-se o maior banco de dados do idioma.
À tradição do nome Caldas Aulete foi somada a tecnologia dos nossos tempos para levar o dicionário à rede mundial de computadores. O primeiro passo foi dado no final de 2006. Além da versão míni disponível nas livrarias, o Caldas Aulete chega à internet em sua primeira versão, para cuja correção e ampliação todos os usuários da língua portuguesa vão poder colaborar.
O Caldas Aulete poderá ser instalado nos computadores de todos os usuários da internet. Um dicionário on-line, que oferecerá o maior banco de dados da língua portuguesa, permanentemente atualizado.
O projeto
O que é a primeira versão do Aulete Digital ?
Esta primeira versão, agora disponível na internet, com acesso gratuito e aberto a todos, é na verdade uma versão ainda em fase de revisão final, para a qual seus usuários poderão contribuir. Constitui-se, na verdade, de dois módulos que correspondem a dois dicionários distintos, num processo dinâmico de interação e crescimento:
1) o tradicional e respeitadíssimo Dicionário Caldas Aulete em sua versão original, atualizada para o Brasil até a década de 1980, com mais de 200 mil verbetes (os verbetes desse módulo são identificados com o registro de ‘verbete original’ na barra de ferramentas);
2) os 86 mil verbetes atualizados para o universo léxico contemporâneo, ainda em fase de ampliação e de correção, inclusive com a colaboração dos usuários. Este segundo módulo estará em permanente atualização, à medida que for corrigido, ampliado, acrescido de novos verbetes e/ou novos significados e informações, e essas atualizações irão sendo incorporadas ao dicionário em seu servidor de internet, de modo que uma nova palavra, um novo significado, uma nova informação, uma correção de erro ou de omissão, estarão automaticamente disponíveis. Este é o conceito revolucionário de um dicionário de crescimento infinito, sempre atualizado, sempre em interação com o uso da língua.
A colaboração aberta ao público permitirá, após as devidas e necessárias filtragem e edição lexicográfica, que o acervo de palavras contemplado se confunda com o universo da língua tal como verdadeiramente usada em todos os níveis, lugares e épocas, a partir de seu uso, e de seus usuários. Para dar início a essa colaboração dos usuários da língua em tempo real, o Caldas Aulete terá, em seu primeiro momento, como parceiros na construção do corpus da língua portuguesa o jornal O Estado de São Paulo e a Rede Globo de Televisão, instituições que têm na língua seu instrumento de comunicação, e que representam um universo de seu uso real em praticamente todos os setores da vida contemporânea, no Brasil e no mundo.
Na tela do Caldas Aulete digital, além de todas as funções de acesso e de obtenção de informação (conjugação de verbos, obtenção de palavras começadas, terminadas ou que têm no meio certo grupo de letras, notas, pesquisa reversa, pesquisa full text, sinônimos, obtenção de abonações por autor, de verbetes por rubrica, e muito mais), o usuário poderá consultar, a partir do verbete atualizado, o verbete original, e vice-versa.
Conjugação verbal:
Com um simples clique em "conjuga" você obtem conjugação do verbo em todos os tempos verbais.
Tamanho: 25,9 MB
Sistemas Operacionais: Windows 98 ao Windows Vista
Dicionário Aulete Digital
"Dicionário gratuito, repleto de recursos e adaptado às regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa."
Postado por Geovani Sardagna às 16:39
Artigos relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário